A Biblia Sagrada

A Biblia Sagrada
Assim diz o Senhor: Santifica-os na Verdade; a Tua Palavra (A Bíblia) é a Verdade. João 17:17

domingo, 6 de novembro de 2011

Em defesa da Verdade - Parte I A Restauração da Verdade

          O dever de adorar a Deus está no fato de que Ele é o Criador. "Venham! Adoremos prostados e ajoelhemos diante do Senhor, o nosso Criador" (Salmo 95:6). "Reconheçam que o Senhor é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dEle" (Salmo 100:3).

          Em Apocalipse 14: 6-12Três anjos proclamam os juízos de Deus e a humanidade é chamada a adorar o Criador e a guardar os seus mandamentos: 

6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo,
7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.
8 Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.
9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão,
10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
11 A fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, nem aquele que recebe o sinal do seu nome.
12 Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
(Apocalipse 14:6-12)

       Um desses mandamentos apresenta Deus como o Criador: " O sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus ..., porque, em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou" (Êxodo 20:10, 11., ARA). (ARA=Almeida Revizada e Atualizada).


O sábado, diz o Senhor, é "um sinal entre nós. Então vocês saberão que Eu sou o Senhor, o seu Deus" (Ezequiel 20:20).


          Se o sábado tivesse sido guardado por todos, o ser humano sempre teria sido dirigido a adorar o Criador.  Jamais teria existido idolátra, ateu ou cético. A guarda do sábado é um sinal de lealdade para com Aquele que "fez os céus, a Terra, o mar e tudo o que neles há".
A mensagem que ordena os seres humanos a adorar a Deus e guardar os Seus mandamentos nos chama especialmente a que observemos o quarto mandamento, que trata do sábado (Veja Apocalipse 14:7, e verso 12 acima citado).


          A Restauração da Verdade - O Profeta Isaías assim predisse a obra de restauração do sábado, que seria realizada nos últimos dias:


Promessas àqueles que guardam o sábado do Senhor  Isaias 56


1 Assim diz o Senhor: Mantende a retidão, e fazei justiça; porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça a manifestar-se.
2 Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal....


6 E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto,

7 sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. (Isaías 56: 1.2,6,7).
           Essas palavras se aplicam à era cristã, como é visto pelo contexto (verso 8). Aqui está prefigurada a reunião dos não judeus pelo evangelho, quando os servos de Deus pregassem a todas as nações a mensagem das boas novas.
O Senhor ordena: "Guarde o mandamento com cuidado e sele a Lei entre os meus discípulos" (Isaías 8:16). O selo da lei Deus é encontrado no quarto mandamento. (Confira na tua Biblia):   Êxodo 20:1-20 e  
                                     
                              Os Dez Mandamentos  



1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.


8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.


9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.


12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
18 Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte a fumegar; e o povo, vendo isso, estremeceu e pôs-se de longe.
19 E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos.
20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis. Exôdo 20:1-20 e Deut.5:1-21.


         Somente este: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar"  (Exôdo 20:Verso 8 ), entre todos os dez, apresenta tanto o nome quanto o título do Legislador. Quando o sábado foi mudado para o domingo, o selo foi retirado da lei. Os seguidores de Jesus são chamados a restabelecê-lo, exaltando o sábado como o memorial do Criador e sinal de Sua autoridade. Muitos cristãos argumentam que a ressurreição de Cristo tornou o domingo o dia de descanso. Mas Cristo e os apóstolos nunca atribuíram nenhuma honra a esse dia. Que razão pode ser dada para uma mudança que não está baseada na Bíblia?


          Os evangélicos reconhecem "que o Novo Testamento não apresenta um mandamento explícito para o domingo ou regras definidas para a sua  observância"  (George Elliot, The Abiding Sabbath, pg.184).
Eles dizem: "Até o tempo da morte de Cristo, nenhuma mudança havia sido feita no dia... E, pelo que se observa no relato bíblico, os apóstolos não deram nenhum mandamento explícito ordenando o abandono do sábado e a observância do primeiro dia da semana" (A.E. Waffle, The Lord´s Day, pg.186-187).


          Os católicos (A igreja) reconhecem que a mudança do sábado foi feita pela igreja e declaram que os protestantes (As igrejas Evangélicas), ao guardarem o domingo, estão reconhecendo seu poder. Um autor faz esta declaração:
"Enquanto durou a antiga lei, o sábado era o dia santificado.
Mas a igreja, instruída por Jesus Cristo e dirigida pelo Espírito de Deus, substituio o sábado pelo domingo. Assim, santificamos agora o primeiro dia, e não o sétimo, A palavra 'domingo' quer dizer, e agora, é, o dia do Senhor" (Catholic Catechism of Christian Religion).


          É dada a ordem: "Grite alto, não se contenha! Levante a voz como trombeta. Anuncie ao Meu povo a rebelião dele, e à comunidade de Jacó, os seus pecados" (Isaías 58:1)Aqueles que o Senhor designa como "Meu povo' devem ser reprovados por sua transgressão - e esse é um grupo de pessoas que imagina estar fazendo corretamente o serviço de Deus. Mas a repreensão solene do Senhor, que conheçe os corações, prova que eles estão desprezando os mandamentos divinos.


          O profeta apresenta nestas palavras a ordenança que tem estado esquecida: "Seu povo  reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado reparador de muros, restaurador de ruas e moradias. Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em Meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidade, então você terá no Senhor a sua alegria". (Isaías 58: 12-14).


          A lei de Deus foi feita em "ruínas" quando o sábado foi modificado. Chegou, porém, o tempo para que a ruína seja reparada. O Sábado foi guardado por Adão em sua pureza no Éden (Veja Gênesis  2:2,3); por Adão, depois de caído, mas arrependido, quando expulso de sua habitação. Foi guardado por todos os patriarcas, desde Abel até Noé, até Abraão e Jacó. Quando o Senhor libertou Israel, proclamou Sua lei à multidão.


Pesquisa e Textos extraído do Livro "A Grande Esperança" Capitulo 8, pgs. 70-73) Ellen G.White.




Nenhum comentário:

Postar um comentário